Palestra do Professor Benedito Donizeti Bonatto. (13/04/2017)
(Engenheiro Eletricista pela EFEI, Mestre pela UNICAMP e título de Ph.D in Electrical and Computer Engineering pela UBC).
A palestra começou com o professor introduzindo as ideias de que a disciplina de Introdução a Engenharia Elétrica nos desafia (no sentido de que incentiva a continuar ou sair do curso), trazendo informações que a grade curricular não nos oferece. Enfatiza a necessidade da integração de conhecimentos e o domínio dos mesmos, não apenas decorar conteúdos. Na vida profissional os problemas são complexos, necessitando de uma base sólida e informações adicionais, que lhe diferenciará de outros.
Após introduzi-las, nos fez a seguinte pergunta:
“Como ser um bom aluno? “
E em seguida respondeu:
Ter curiosidade é um ponto chave para atingir este objetivo, pois nos cria a necessidade de refletir sobre o conteúdo abordado em aula, assim como criar perguntas que nos ajuda a entender tal assunto.
Organização é outro ponto a ser observado, pois com ela aprendemos a administrar o tempo para estudo, lazer e outras atividades, a fim de uma tarefa não prejudicar a outra.
Falar em público é uma habilidade que deve ser desenvolvida, tendo em mente que na carreira profissional haverá ocasiões que exigirão tal habilidade.
Pedir ajuda também é algo necessário, demonstra interesse sobre o assunto, dando a ideia de que você quer aprender, não se contentando com pouco.
Tendo em vista estas dicas, nos aconselhou que não nos cobremos demais caso o nosso rendimento em provas/atividades não seja satisfatório, mas que também busquemos a melhor forma de aprender, procurando sempre evoluir, seja vendo vídeo, anotando ou simplesmente ouvindo.
Estudar é assumir riscos, buscar conhecimentos fora da sua grade faz de você um profissional completo para o mercado, o aprendizado não deve ser condicionado apenas a sala de aula, mas sim no cotidiano como um todo.
Há um conjunto de atributos que são a “chave do sucesso” profissional: C H A (Conhecimento, Habilidade e Atitude).
Conhecimento: São os conhecimentos técnicos do profissional em engenharia (cálculo, geometria, etc).
Habilidade: Habilidade em desenvolver as atividades propostas e solucionar problemas rapidamente.
Atitude: Atitude no sentido de ter Ética no campo profissional, assim como a pró atividade e afins.