Sistema Eletrônico para Controle Automático de Intensidade Luminosa.
- projetointroeel
- 12 de abr. de 2017
- 3 min de leitura
O Sistema Eletrônico para Controle Automático de Intensidade Luminosa baseia-se no conceito inventivo de proporcionar o controle automático de iluminação de um ambiente, sem necessidade de intervenção manual, levando em consideração a incidência de iluminação natural e sua variação durante o dia, resultando no aumento da eficiência energética.
Descrição:
O Sistema Eletrônico para Controle Automático de Intensidade Luminosa é composto pelo sensor de iluminação (1) que informa ao microcontrolador (2) o valor médio da intensidade da luz que atinge a superfície do sensor de iluminação (1), o qual compreende um duto óptico (3) dotado de uma lente semiesférica na extremidade, disposta no exterior da caixa do aparelho, que concentra a luz proveniente de todas as direções ao redor do sensor.
Os dados obtidos pelo sensor de iluminação (1) são captados e processados pelo microcontrolador (2) da unidade. A partir da análise destes dados, comparando-os com o nível de iluminação desejado, previamente selecionado no painel, o microcontrolador (2) altera a largura de pulso da saída PWM (5) (saída para luminárias não inteligentes) ou envia comandos pela interface RS485 (6) para aumentar ou diminuir a intensidade da luz produzida nas luminárias, visando igualar o valor medido pelo sensor com o valor ajustado no painel.
A interface ethernet (4) permite a comunicação do microcontrolador (2) com um computador remoto. Um programa específico operando neste computador pode não apenas modificar remotamente os níveis de iluminação desejados para a operação das diversas zonas de controle, como também obter e relatar dados provenientes das luminárias indicando, por exemplo, o nível de consumo de energia de todo o sistema ou de um setor específico, a temperatura de operação de uma determinada luminária inteligente ou um alarme gerado por uma que apresente anomalia funcional.
A operação em conjunto com o computador remoto é opcional, uma vez que o controlador é autônomo em seu funcionamento.
O display (7) alfanumérico mostra a expressão AUT, indicando o modo automático, o valor da intensidade de luz medida em escala de 0 a 10 e o percentual (0 a 100%) do controle exercido sobre as luminárias.
O painel de comandos (8) contém as funções Liga/Desliga, Man/Aut para escolha entre operação manual ou automática, e as funções + e -, onde pode-se alterar localmente o valor de intensidade desejado para o ambiente.
Para a operação manual do dispositivo, a saída PWM (5) e a saída de comandos via interface ethernet (4) e interface RS485 (6) são alterados diretamente através das teclas de função + e - do painel de comandos (8), escolhendo-se de 0 a 100% de intensidade.
Neste caso, o display (7) mostra a expressão MAN, indicando a atuação em modo manual, o valor da intensidade de luz medida em escala de 0 a 10 e o percentual (0 a 100%) do controle exercido sobre as luminárias.

Vantagens:
O objeto Sistema Eletrônico para Controle Automático de Intensidade Luminosa apresenta com vantagens:
• Possibilita economia de energia, através do controle automático da alimentação do dispositivo;
• Possibilita a adequação constante da iluminação do ambiente, levando em consideração a incidência de luz natural variável ao longo do dia;
• Funcionamento automático, sem a necessidade de interversão manual;
• Possibilidade de funcionamento em modo manual, podendo ser ajustada a intensidade da iluminação no ambiente conforme alguma necessidade em especial; e
• Flexibilidade, pois o dispositivo pode operar junto a luminárias de LED de qualquer fabricante, desde que possuam controle por PWM ou entrada de comandos suportados por diversos protocolos de comunicação.
Comments