Laboratório de Alta Tensão
Nós do Eficiência Energética, no dia 30 de março de 2017, realizamos uma visita ao Laboratório de Alta Tensão de nossa faculdade, Universidade Federal de Itajubá.
O LAT (Laboratório de Alta Tensão) foi inaugurado em 1963 na cidade de Itajubá, localizado inicialmente no centro do município. Foi um dos primeiros laboratórios de alta tensão a ser criado na América Latina. Desde o começo foi gerenciado pela EFEI, e, na primeira década do séc. XX o laboratório foi transferido para o atual campus da universidade.
O Laboratório tem como função realizar testes com alta voltagem em aparelhos usados em redes de transmissão elétrica e demais equipamentos que possuem grande energia envolvida. São basicamente equipamentos geradores de alta tensão que transferem uma descarga muito grande de energia em determinados itens a serem testados, como transformadores, isoladores, cabos condutores, além disso o LAT contem fontes de tensão alternada, continua, de impulso e de corrente impulsiva.
A procura do laboratório ocorre geralmente por empresas montadoras de acessórios relacionados á rede elétrica, onde enviam seus produtos ao laboratório e neles são feitos diversos testes necessários para sua comercialização, conforme regulamento previsto em legislações específicas e no INMETRO.
Não só de parte comercial vive o laboratório, ele como um dos maiores do Brasil, presente no campus da UNIFEI, serve de grande suporte acadêmico á universidade. Nele é possível adentrar através de três ramos acadêmicos, a Iniciação Cientifica (IC) onde alunos graduandos, junto de professores realizam atividade de pesquisa. O TFG (Trabalho Final de Graduação) em que alunos ao final de sua graduação realizam um trabalho relacionado a uma área especifica de seu curso. Por final, o mestrado, onde alunos realizam sua pós-graduação, assim como o IC e o TFG, nas áreas de Alta Tensão.
Foi uma excelente visita para o grupo em geral, estivemos em contato direto com os equipamentos de alta tensão, observamos e manuseamos componentes importantíssimos como transformadores de diversas capacidades, isoladores de diferentes componentes e funções. Podemos ainda observar pessoalmente os testes feitos pelos técnicos. Enfim, atividades nunca realizadas antes por alguns integrantes da equipe, tudo isso, somado á um excelente monitor atendendo e nos informando com muita excelência. Com certeza foi um dia de muito aprendizado á todos nós.
O LAT é um prédio localizado no extremo noroeste do campus, coberto por placas metálicas – seguindo o principio da gaiola de Faraday – Todos seus equipamentos possuem rígido controle de segurança, desde chaves e sensores de fim de curso nas "gaiolas de teste" que garantem a segurança do operador, até eficientes aterramentos, garantindo o máximo de segurança possível á equipe responsável. Equipe essa, formada normalmente por professores orientadores e alunos mestrandos e graduandos. O funcionamento do laboratório ocorre de segunda á sexta em horários comerciais, quase o ano todo, parando geralmente nos recessos de final de ano.